Morada

Saint-Gobain Placo Ibérica S.A.
C/ Principe de Vergara 132, 8º
28002 - Madrid

Tel: +34 902 253 550

Envie uma mensagem

O restauro da Estação Internacional de Canfranc, vencedora do 11.º Troféu Internacional Saint-Gobain Gypsum em Lisboa

Lisboa foi o local eleito para acolher na passada sexta-feira, 23 de março, no 11.º Troféu Internacional Saint-Gobain Gypsum. A reconstrução do vestíbulo da estação de Canfranc, declarada Bem de Interesse Cultural no ano 2002, ganhou o segundo prémio na categoria ‘Gesso’. Através deste prémio internacional, o grupo francês avalia todos os anos as melhores intervenções realizadas em gesso e reboco em todo o mundo durante 2017.

Este importante projeto de remodelação, tutelado pelo artesão do gesso Carlos Martínez López em colaboração com a Escola Superior de Conservação e Restauração de Bens Culturais do Aragão, já obteve um prémio nacional em Madrid, em novembro de 2017. Para o levar a cabo, o artesão e os alunos centraram-se na restauração do vestíbulo da estação internacional de Canfranc, onde a decoração do gesso interior tinha desaparecido praticamente na sua totalidade. Os modelos deteriorados tiveram de ser modelados com o apoio de fotografias e posteriormente reconstruídos com moldes rígidos para realizar as réplicas. Os restos originais que se conservaram foram consolidados e reintegrados com estuque da Iberyola® e carga inerte.

Estação-Canfranc

 

Nas palavras de Carlos Martínez, “para mim representa o reconhecimento de muitas jornadas de trabalho intenso e uma homenagem especial ao meu pai, professor que me ensinou este ofício. Participar num Troféu com as obras mais relevantes em gesso a nível internacional significa uma verdadeira satisfação e impulso deste trabalho, e ser o segundo finalista a nível mundial: uma grande honra. Quero destacar igualmente que este prémio também foi possível graças à qualidade dos gessos oferecidos pela Placo®”.

O artesão e os alunos centraram-se na restauração do vestíbulo da estação internacional de Canfranc, onde a decoração do gesso interior tinha desaparecido praticamente na sua totalidade

Por parte da Escola Superior de Conservação e Restauração de Bens Culturais de Aragão, o seu diretor, Ignacio Mustienes, comentou que “a reposição da decoração em gesso do vestíbulo devolveu ao monumento o seu carácter singular e com ela se explica o espírito que impulsionou o projeto internacional de faz quase um século. Para esta Escola, supôs um desafio organizativo muito importante nos quatro anos de projeto que, sem dúvida, valeu a pena e de que nos sentimos orgulhosos”

Por sua vez, Thomas Ciffreo da Saint-Gobain Placo Ibérica, garantiu que “para nós é um verdadeiro orgulho que mais uma vez um projeto espanhol seja finalista. Supõe um importante reconhecimento a nível setorial e internacional e é um claro impulso para dar a conhecer os trabalhos e intervenções que as companhias instaladoras do nosso país empreendem todos os anos, demonstrando a sua experiência e profissionalismo no âmbito das soluções construtivas a diferentes níveis.”

A edição deste ano reuniu mais de 450 profissionais do setor, que participaram em 87 projetos procedentes de 35 países de todo o mundo para competir em seis categorias diferentes (Tetos, Gessos, Placas de Gesso Laminado, Inovação e Sustentabilidade, Residenciais e Não Residenciais). Os prémios concedidos este ano foram atribuídos aos instaladores e aplicadores de soluções em gesso de Saint-Gobain que souberam combinar o seu profissionalismo e criatividade na execução de incríveis projetos arquitetónicos, alguns deles construídos sobre estruturas históricas existentes.

Troféu internacional

A ideia de recolher as melhores obras executadas com soluções em gesso, placa e tetos nasceu no ano 1998 em França. Assim, nesse ano foi celebrado em Paris o primeiro encontro de alguns países europeus para premiar a melhor execução a nível europeu. Na primeira edição, a obra apresentada por Espanha, o Museu Guggenheim de Bilbau, ganhou na categoria de Placa de Gesso Laminado. A partir desta data, decidiu-se comemorar um troféu a nível nacional para selecionar a melhor obra executada com soluções de construção Placo®.

Em edições passadas, os projetos apresentados pela Placo® foram os vencedores no certame internacional, entre eles destacam-se o museu Guggenheim de Bilbau, a restauração do Mosteiro de El Paular ou o Grande Hotel Domine de Bilbau.

Atendimento ao cliente +34 902 253 550

Usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços e mostrar publicidade relacionada com as suas preferências através da análise dos seus hábitos de navegação.

Se você continuar a navegar, considerarmos que está a aceitar seu uso. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações Aqui